terça-feira, 27 de maio de 2014

ETAPA N° 2
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA 15 PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:


Reunimos os professores numa espécie de seminário, todos em círculo. No primeiro momento, levamos para a sala, para um desafio, um saco cheio de lixo, com vários tipos de lixo.




      Pedimos aos professores que separassem os lixos em seco e orgânico. para nós termos uma impressão dos conhecimentos prévios deles, e para eles saberem o quanto já entendem do assunto.

      No segundo momento, como era um dia chuvoso, pegamos dois copos e em seguida, colocamos um pouco de água da chuva num deles e no outro água da torneira, para que eles cheirassem. Logo, os professores perceberam que a água da chuva era inodora e a água da torneira tinha um cheiro leve.

      Todos chegaram na mesma conclusão, a água da natureza, obviamente, é a mais pura.

      Convidamos os professores para que eles  fizessem sua própria pesquisa, separando o lixo em casa e já instigando a trazerem relatos deles para a sala de aula.

      Em seguida, fomos unindo os fatos de coisas que acontecem no nosso cotidiano, como por exemplo, por que nossa água da torneira tem cheiro? Por que reciclar é tão difícil? Pois bem, a água tem o cheiro do cloro, que consequentemente é utilizado para "limpar" nossa água, que só necessita de limpeza, por que nós a sujamos. Já o lixo, para ser reciclado, tem que haver uma separação do lixo, para a coleta seletiva acontecer de forma correta, não "estragando" algum lixo que pode ser reciclado.

      Para finalizar, retomamos com os professores em forma de revisão, todos os assuntos abordados, para que reflitam e percebam que com cuidados simples, podemos melhorar o panorama da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário