Nosso Projeto

Tema:

Sociedades Sustentáveis e Qualidade Ambiental.

Problematização:
         
            Como instigar os alunos a ter a consciência sustentável, de maneira a não agredir o meio onde vivem.
            Como fazer com que estes alunos mostrem a realidade às pessoas mais próximas deles, apresentando soluções viáveis que possam diminuir a poluição deste local.
            Alguns professores possuem pouco conhecimento sobre o assunto, o que oportunizar nesta escola para que eles possam adquirir um conhecimento mais amplo?

Certezas Provisórias:

* O Loteamento tem o triplo do limite de casas.
* Há uma escola municipal de ensino fundamental.
* Não há saneamento básico.
           
Dúvidas temporárias:
Qual é a causa do mau comportamento da população residente neste local?
Será que com o apoio das empresas, podemos almejar um lugar ainda mais limpo e sustentável?
O que a família influencia neste contexto?
No que a escola pode influenciar para a mudança deste cenário?
Planejamento do projeto de forma cooperativa:

ETAPA Nº.: 1: ELABORAÇÃO DE 300 CARTILHAS PEDAGÓGICAS E 150 CARTAZES INFORMATIVOS :
     Construir e socializar material de apoio didático-pedagógico na área de educação ambiental para professores que atuam na Escola Victor Aggens no Loteamento Popular em Nova Santa Rita.

ETAPA Nº.: 2: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA 15 PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
     Capacitar os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola com conhecimentos e estratégias de intervenção educativa na área ambiental, priorizando a metodologia de projetos.

ETAPA Nº.: 3: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS NA ESCOLA:
      Enriquecer o currículo escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a exploração do tema transversal educação ambiental e meio ambiente, através de uma perspectiva multi e interdisciplinar.

ETAPA Nº.: 4: IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA:
      Desenvolver nos estudantes o hábito de triagem e classificação de resíduos reduzindo a produção de lixo na Escola e implantando ações de reaproveitamento e reutilização do que for possível;
     Estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola.

ETAPA Nº.: 5 DIFUSÃO DOS PROJETOS AMBIENTAIS E CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL:
   •   Promover o interesse e a participação da comunidade nas ações da Escola através da socialização dos projetos desenvolvidos na área ambiental pelos professores e estudantes da escolas e do bairro.
       Fomentar a iniciativa individual cívica em propagar e participar de ações que visem a qualidade ambiental local;
         Proporcionar espaços de discussões e construção de conhecimentos na área ambiental, com a participação de representantes de entidades ambientais;
        Conscientizar os moradores do bairro de Nova Santa Rita sobre a problemática ambiental tendo presente às realidades local, regional, nacional e mundial.

ETAPA Nº.: 6: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO PROJETO UTILIZANDO A CARTILHA E CARTAZES INFORMATIVOS:
    Avaliar, a partir de indicadores qualificativos e quantitativos, os impactos da utilização dos materiais didático-pedagógicos produzidos.


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