Tema:
Sociedades Sustentáveis e Qualidade
Ambiental.
Problematização:
Como instigar os
alunos a ter a consciência sustentável, de maneira a não agredir o meio onde
vivem.
Como fazer com que estes alunos mostrem a realidade às pessoas mais próximas
deles, apresentando soluções viáveis que possam diminuir a poluição deste
local.
Alguns professores possuem pouco conhecimento sobre o assunto, o que
oportunizar nesta escola para que eles possam adquirir um conhecimento mais
amplo?
Certezas Provisórias:
* O Loteamento tem o triplo do limite de casas.
* Há uma escola municipal de ensino fundamental.
* Não há saneamento básico.
Dúvidas temporárias:
Qual é a causa do mau comportamento da população residente
neste local?
Será que com o apoio das empresas, podemos almejar um lugar
ainda mais limpo e sustentável?
O que a família influencia neste contexto?
No que a escola pode influenciar para a mudança deste
cenário?
Planejamento do projeto de forma cooperativa:
ETAPA Nº.: 1:
ELABORAÇÃO DE 300 CARTILHAS PEDAGÓGICAS E 150 CARTAZES INFORMATIVOS :
• Construir e socializar
material de apoio didático-pedagógico na área de educação ambiental para
professores que atuam na Escola Victor Aggens no Loteamento Popular em Nova
Santa Rita.
ETAPA Nº.: 2:
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA 15 PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
• Capacitar os professores que atuam nos anos iniciais do
Ensino Fundamental da escola com conhecimentos e estratégias de intervenção
educativa na área ambiental, priorizando a metodologia de projetos.
ETAPA Nº.: 3:
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS NA ESCOLA:
• Enriquecer o currículo escolar dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental com a exploração do tema transversal educação ambiental e meio
ambiente, através de uma perspectiva multi e interdisciplinar.
ETAPA Nº.: 4:
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA:
• Desenvolver nos estudantes o hábito de triagem e
classificação de resíduos reduzindo a produção de lixo na Escola e implantando
ações de reaproveitamento e reutilização do que for possível;
• Estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos para
ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola.
ETAPA Nº.: 5
DIFUSÃO DOS PROJETOS AMBIENTAIS E CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL:
• Promover o interesse
e a participação da comunidade nas ações da Escola através da socialização dos
projetos desenvolvidos na área ambiental pelos professores e estudantes da
escolas e do bairro.
• Fomentar
a iniciativa individual cívica em propagar e participar de ações que visem a
qualidade ambiental local;
• Proporcionar espaços de discussões e construção de
conhecimentos na área ambiental, com a participação de representantes de
entidades ambientais;
• Conscientizar os moradores do bairro de Nova Santa Rita
sobre a problemática ambiental tendo presente às realidades local, regional,
nacional e mundial.
ETAPA Nº.: 6:
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO PROJETO UTILIZANDO A CARTILHA E CARTAZES INFORMATIVOS:
Avaliar, a partir de
indicadores qualificativos e quantitativos, os impactos da utilização dos
materiais didático-pedagógicos produzidos.
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